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Fiat 147


Erick von Seehausen
Sócio gerente
erick@autoserra.com.br
AutoSerra
www.autoserra.com.br

Fiat 147

Fiat 147Olá Apaixonados pelos Clássicos, nossa bola da vez é a nossa querida “caixinha de fósforo” como era conhecida na época, o Fiat 147.

Marcado pelo seu pioneirismo, o primeiro carro da Fiat fabricado no Brasil, baseado no modelo 127 Italiano, o Fiat 147 foi pioneiro em vários quesitos, como primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro, primeiro carro no Brasil com coluna articulada, primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo (a partir de 1976), primeiro carro brasileiro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up.

1ª Versão lançada em 1976



127 Italiano que deu origem ao nosso 147



Um pouco da história do Fiat 147


Primeiro carro produzido pela Fiat do Brasil que abria sua fábrica em Betim (MG), o 147 trazia novo conceito em tecnologia, aproveitamento de espaço e em tempos de crise do petróleo atendia um mercado que exigia um carro econômico, e para provar esse aspecto num de seus comerciais de lançamento, a Fiat exibiu um 147 L atravessando a ponte Rio-Niterói (14 km) com apenas 1l de gasolina. Foi oferecido primeiramente na versão L e GL de motor 1050 e 55cv, posteriormente ganhou versões mais requintadas com motor 1300 61cv; A GLS e o esportivo "Rallye", houve também uma série especial chamada "TOP".



O Fiat 147 foi eleito pela Revista AutoEsporte o Carro do Ano de 1978.



Na época seu único concorrente era o Volkswagen Fusca que, tinha um desempenho e consumo inferiores. Porém a mecânica sofisticada do 147 na época demandava mais conhecimentos técnicos para sua manutenção, como a troca mais freqüente da correia de distribuição (40.000 km), acarretando sua "má fama" devido a inobservância dos proprietários a esses aspectos. Seu câmbio foi criticado por apresentar maior dificuldade para encontrar as marchas em suas primeiras versões, problema que foi em parte solucionado pela Fiat a partir dos modelos de 1984.

Em seus quinze anos de produção o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria. Na primeira reestilização ganhou uma frente mais baixa com faróis e grade inclinados, no estilo que a marca chamou "Europa" em 1980 e, mais tarde, em 1983, a segunda que foi chamada Spazio, incorporando para-choques de plástico envolventes no estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Fiat Ritmo e o lançamento do ano seguinte Fiat Uno. O Spazio foi oferecido nas versões CL, CLS e o esportivo TR substituindo o "147 Rallye", tinha câmbio opcional de 5 marchas.



O Fiat 147 teve uma versão picape lançada em 1978, a princípio chamada de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, ganhou plataforma igual a da Panorama e passou a se chamar Fiat Fiorino.

Na mesma época, foi lançado a versão furgão, que é produzido até hoje, na plataforma do Uno.

1ª versão(1978)


2ª versão (1982)


versão Furgão


A perua Fiat Panorama, foi lançada em 1980 e a versão sedã, Fiat Oggi, em 1983. Essas versões tiveram vida curta (apenas até 1986).



A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986 sendo substituída pelo Uno, embora o Spazio continuasse sendo montado para exportação até 1993, e o ferramental de produção foi em parte transferido para a Argentina, onde foi montado até 1996. As versões pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela plataforma do Fiat Uno em 1988.

Ref.: www.wikipedia.org.br

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