AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Painel do Anunciante
Favoritos

Leia nossos

Artigos


Miura


Erick von Seehausen
Sócio gerente
erick@autoserra.com.br
AutoSerra
www.autoserra.com.br

Miura

Miura

O Miura é um ícone dos esportivos nacionais. A empresa gaúcha Besson & Gobbi Ltda, foi a responsável pela montagem semi-artesanal dos saudosos Miura nos fins da década de 70 a 90 . O projeto do Miura foi idealizado em 1975 pelos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi que cuidavam da “Aldo Auto Capas” – loja de estofamentos e distribuidor de acessórios automotivos em Porto Alegre , RS. No ano seguinte o primeiro Miura modelo 1977 era apresentado no Salão do Automóvel.

Numa época em que só podíamos ver Porsche, Ferrari, Corvette e outras lendas do automobilismo somente através de fotos de revistas especializadas ou filmes, devido a alta taxa de importação restringindo a presença deles em solo brasileiro, surgem os nacionais fora-de-série. É lógico que nossos “superesportivos” não tinham o pedigree dos importados, mas em contrapartida suas peças eram nacionais, sendo que a maioria deles utilizava motores e chassi VW.

Mas o maior sucesso estava por vir em 1982 com a chegada do Miura Targa, um semi-conversível inspirado no Porsche que utilizava o mesmo nome. A diferença ficava por conta de uma coluna central no teto do Miura. O Targa possuía o mesmo motor do Passat, só que agora instalado na frente para melhor aproveitamento de espaço e relação peso-potência. Entre as mudanças mecânicas estavam o inédito chassi tubular de fabricação própria, e novas suspensões, mais eficientes comparando as do modelo anterior.


No ano seguinte a fábrica lançou mais duas novidades. Entre elas, a versão especial do Targa batizada de série Ouro. A sua identidade era as entradas de ar maiores na dianteira, bancos de couro perfurados, além dos adereços dourados como denunciavam o nome. Depois foi a vez do Spider com capota de lona acionada manualmente. No spider a mesma mecânica utilizada no Targa era mantida até surgirem novos projetos de mecânica mais avançada.



Em 1984 , o primeiro Miura de motor traseiro dava lugar ao Saga, um coupé 2+2 que utilizava motor 1.8 de 92 cv que equipava os VW Gol, Passat e Santana. Esta série trazia um bom porta-malas, em razão de suas dimensões de 4,53 metros de comprimento e 2,58 entre eixos. Dois anos mais tarde o Saga era equipado com requintes como TV no painel de instrumentos, bar refrigerado no banco traseiro, controle remoto de destravamento das portas, computador de bordo com sintetizador de voz com alerta para soltar o freio de estacionamento, abastecer ou colocar o cinto de segurança, entre outras peculiaridades como luzes de néon azuis envolvendo os pára-choques.

Em 1989 era a vez de chegar o X8. Baseado no Saga, o novo X8 recebia uma leve reestilização e motor 2.0 de 110 cv.


Um ano depois passaria chamar Top Sport, com linhas mais arredondadas.

Em novembro de 1990 chegou o Miura X11 - um "X8 aliviado", sem alguns itens de conforto como ar-condicionado, para garantir um desempenho mais esportivo, inclusive com opcionais de freios ABS e injeção eletrônica de combustível. Outro destaque deste modelo ficou por conta do grande aerofólio traseiro, porém suas vendas foram reduzidas.


Com a abertura do mercado para os automóveis importados, somado ao elevado custo de produção em pequena escala, a empresa gaúcha Besson, Gobbi S.A. encerrou a produção de seus modelos em 1992. Segundo informações, foram fabricadas perto de 10 mil e 600 unidades, sendo que 35% foram do Miura Targa, o modelo mais vendido pela empresa.

A audácia e a criatividade de seus idealizadores - Aldo Besson e Itelmar Gobbi - deixou marca na história dos veí­culos esportivos da indústria automobilí­stica brasileira.


Fontes: http://www.volkspage.net & http://www.miuras.blogger.com.br/

Você entende de carros? Gostaria de escrever artigos para o AutoSerra?

Clique aqui e fale conosco.
» Home
» Carros
» Carros antigos
» Motos
» Anunciar
» Lojas
» Guia de serviços
» Favoritos
» Artigos
» Notícias
» Contato
» Perguntas frequentes
» Quem somos
» Publicidade
» Termos de uso
» Política de privacidade
Tel.: (24) 2246-7476
Email.: contato@AutoSerra.com.br
Atendimento de segunda a sexta - 9h às 16h (intervalo 12h - 13h)

Formas de pagamento


AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Todos os direitos reservados

Versão: 20170612