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Fiat 147 Rallye


Erick von Seehausen
Sócio gerente
erick@autoserra.com.br
AutoSerra
www.autoserra.com.br

Fiat 147 Rallye

Fiat 147 Rallye

O modelo 147 lançado em 1976, ganha sua primeira versão esportiva em 1978 com o nome de Rallye. Não é de hoje que a Fiat aposta em versões mais apimentadas dos seus compactos.

O desempenho era bem superior, pois dispensava o motor de 1.049cm³ usado nas versões L e GL e ganhava um motorzinho de 1.297cm³.



Chegava a ser um foguetinho para a época. Andava mais que o Chevrolet Chevette GP e ficava no mesmo patamar do Ford Corcel II GT, ainda que perdesse para o Papa Tudo Volkswagen Passat TS.

E a explicação era graças ao carburador Weber de corpo duplo, o 1.3 alimentado a gasolina azul entregava 72 cv a 5.800 giros e 10,8 kgfm de torque a 4 mil rotações, bem melhor que os 61 cv a 5.400 rpm do original, ainda que o torque de 9,9 kgfm do GLS chegasse bem mais cedo aos 3 mil giros. E podia render mais com poucas alterações, o que foi feito prontamente por alguns proprietários. Aliado ao peso-pena de 800 kg, o fôlego bônus ajudava a levar o pequeno e tudo que havia dentro dele aos 100 km/h em torno de 17,5 segundos e quase chegava aos 150 km/h. O difícil era negociar engates rápidos com o câmbio de quatro marchas transversal como o motor.

A caracterização de formiga atômica era completa com direito a faróis auxiliares, entradas de ar sublinhando a grade retangular e spoiler. Faixas pretas com a inscrição 1300 Rallye, sem falar nos retrovisores cônicos, que combinavam com as rodas aro 13 com miolos pretos.

Igualmente ao 147 normal, o esportivo seguia em parte do estilo do 127 italiano, no caso a versão Sport que andava mais forte e tinha relação de câmbio encurtada. A ambientação interna era ao estilo carrinho de rinha, com volante de três raios metálico e conta-giros destacado no quadro de instrumentos quadrados.

O estilo ainda levou um tapa em 1980, quando adotou a frente Europa, a mesma usada no Velho Continente. Ficou mais modernoso, porém a roupagem esportiva não era tão chamativa quanto antes. Um borrachão lateral substituiu a faixa preta, enquanto o para-choque de plástico injetado incorporou o spoiler e os faróis auxiliares. Durou até 1981 e pavimentou o caminho para compactos bravos na gama da Fiat.





Fontes:
http://www.garagemdobellote.com.br/
http://revistaautoesporte.globo.com/

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