AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Painel do Anunciante
Favoritos

Leia nossos

Artigos


Citroën ZX Memphis!


Guilherme Fonseca
fonseca_gui@hotmail.com
Apaixonado por Carros

Citroën ZX Memphis!

Citroën ZX Memphis!


Plaqueta de identificação do modelo ZX Memphis.


Quem não conhece Elvis Presley? Maior cantor de “Rock” de todos os tempos, o “Rei” arrastava multidões por onde passava. Dono de uma voz inconfundível, o “Rei” era famoso por suas roupas, cabelos e seus Cadillac’s. Elvis era ávido por eles! Tanto que no dia de seu funeral, em 1977, um cortejo de Cadillac’s acompanhou o caixão até o cemitério de Memphis, Tennessee, USA.

Foi aí que uma montadora achou justo fazer uma homenagem a Elvis. Afinal, ele era um adorador de automóveis. E quem resolveu fazer essa homenagem? A Citroën, com um... ZX!


Propaganda do ZX Aura, 1991. Fonte: grumlt.citrina.lt

O ZX foi um modelo fabricado pela Citroën entre 1991 e 1998, sendo substituído pelo Xsara. Sua apresentação foi no Salão de Genebra de 1991, curiosamente o mesmo ano em que o lendário 2 CV deixou de ser produzido. Teve desde um fraco motor 1.5 Diesel de 58 CV, até o foguete 2.0 VTS, aspirado com impressionantes 167 CV! Foi, durante muito tempo, um dos motores aspirados mais potentes do mundo.


Foto da fabricação do ZX de número 1.000.000, em 1995. Fonte: www.citroen.pt

Além da França, dois países que também fabricaram o ZX foi o Uruguai e a Argentina, onde teve um enorme sucesso. Aliás, o Argentino adora um carro francês... O modelo vendido no Brasil vinha do Uruguai, à partir de 1994, mas com peças francesas (o famoso regime CKD).
Teve um relativo sucesso, mas aqui no Brasil tornou-se “patinho feio”, por conta da péssima assistência pós-venda e falta de peças, que quando apareciam, custavam fortunas por serem importadas.


Fala a verdade: ZX e Elvis, tudo a ver! Só que não... – Fonte: automobile-catalog.com

O ZX Memphis foi vendido entre maio de 1995 até setembro de 1996 e apenas na Europa. Mas foi no Reino Unido que ficaram famosos. Na Inglaterra, estima-se que apenas 89 deles ainda rodem normalmente, segundo dados de licenciamento do órgão de trânsito de lá, sendo o seu auge em 1996, onde 1982 deles foram licenciados lá na terra da Rainha Elizabeth II.

Sua base era o ZX “Phase II” normal, com um motor 1.9TD (Turbo Diesel) de 68 cv. Fazia de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e tinha velocidade máxima de 166 km/h. Nada mal para um motor diesel de apenas 68 cv!


Interior de um ZX Memphis, AT. Acreditem, foi a melhor foto que consegui achar... Fonte: rs307.pbsrc.com

Em setembro de 1996, o ZX Memphis saía de linha. E como vimos pelos números de licenciamentos ingleses, é raro de encontrarmos um andando em bom estado. Mas quem é “Rei” nunca perde a majestade. E mesmo sendo uma homenagem bem aquém da magnitude de Elvis, ainda sim o ZX Memphis mereceu uma nota na história do automóvel.

Até a próxima!

Fontes:

https://www.howmanyleft.co.uk/vehicle/citroen_zx_memphis_td

http://carrorac.com/tecnicas/citroen/zx/hatchback-1991/10730.html

http://www.citroen.pt/ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel/historia-da-citroen.html

Você entende de carros? Gostaria de escrever artigos para o AutoSerra?

Clique aqui e fale conosco.
Tel.: (24) 2246-7476
Email.: contato@AutoSerra.com.br
Atendimento de segunda a sexta - 9h às 16h (intervalo 12h - 13h)

Formas de pagamento


AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Todos os direitos reservados

Versão: 20170612