
Todos nós já reparamos na faixa vermelha que o conta-giros possui na maioria dos carros. Podemos dizer que é uma herança dos tempos de motores com carburador, pois indicava uma faixa de rotações em que o motor estaria mais suscetível a desgastes prematuros das peças, por exemplo.
Uma das consequências seria a chamada "flutuação" das válvulas, quando as molas não possuem força suficiente para fechar as válvulas antes que o eixo de comando dê uma volta completa e as abra novamente.As nmolas, válvulas e comando seriam danificados, correndo o risco de entortar, trincar ou até quebrar!

Nos motores com injeção eletrônica esse problema não ocorre, pois o módulo do motor corta o fornecimento de combustível, a ignição ou mesmo as duas coisas. É o chamado "corte de giro", que acontece no meio da faixa vermelha do conta-giros.
Mas mesmo assim não vá esticando as marchas até o corte de giros. A partir do momento que o motor ultrapassa a rotação de potência máxima, ele sofre uma queda brusca na potência gerada e acaba prejudicando a sua média de consumo.

É vital que você leia o manual para saber o torque, rotação de potência máximos e também o limite de giros do motor do seu carro. Dessa forma não há riscos de ter uma surpresa desagradável em uma ultrapassagem, por exemplo.
O ideal é sempre manter o motor na chamada faixa útil, situada entre as rotações de torque máximo e de potência máxima, dessa forma é possível extrair a melhor performance do motor.
AutoSerra